fbpx

Via Atmosfera Feminina | www.atmosferafeminina.com.br

Quem não conhece essa situação? Você vira de um lado para outro na cama e não consegue dormir, e ainda por cima não para de suar. Mas tenha calma, entenda o que acontece e veja alguns truques para sonhar que é uma maravilha mesmo no calor.

No sono, temos o relaxamento total do corpo, mas quando está muito quente isso não acontece. “O motivo disso é que quando tentamos dormir, a frequência cardíaca e a pulsação aumentam na tentativa de preservar a temperatura estável”, explica a Drª. Ester London, neurologista e chefe do serviço de neurologia do Hospital VITA Batel.

Outra dificuldade é que, em tempos mais quentes, o sono se torna fragmentado e não conseguimos obter o famoso estágio do sono REM. Por esse motivo, não descansamos e nos sentimos esgotados. “Dormir bem significa ter um dia seguinte melhor ¬– o adormecer é um processo ativo em que hormônios são liberados, a memória é sedimentada, entre outros fatos importantes. Ao contrário desse processo, ficamos com sonolência diurna, dificuldade de atenção e alteração de humor”, conta a neurologista.

Separamos algumas dicas que podem facilitar – e muito! – as suas noites, veja abaixo algumas delas:

– Meia hora antes de dormir, desacelere o corpo, evite atividades estimulantes, como ver TV, usar o computador ou fazer atividades físicas pesadas;

– Outra ação importante é sempre comer alimentos leves antes de se deitar;

– No calor, tome banho frio antes de dormir, isso ajuda a relaxar;

– Durma com roupas leves e evite tecidos sintéticos. O mesmo para as cobertas;

– Deite na cama sempre no mesmo horário, isso vai ajudar a acostumar o relógio biológico e fazer com que seu sono chegue sempre no mesmo período;

– Mantenha sempre portas e janelas abertas ou, se não der, tenha no quarto um ventilador ou ar-condicionado;

– Coloque sempre um pouco de água ao lado da cama para manter-se hidratada.

Fonte: Atmosfera Feminina | www.atmosferafeminina.com.br
Postado por: Studio Rosy Fharia | www.rosyfaria.com