Via Atmosfera Feminina | www.atmosferafeminina.com.br

Nós, mulheres, adoramos ser camaleoas. Mudamos o cabelo fazendo luzes, tinturas e progressivas e, muitas vezes, não nos damos conta de que essas atitudes podem danificar os fios, de forma gradual.
“O procedimento de escova progressiva constante, por exemplo, deixa a cutícula do cabelo aberta, e faz com que o cabelo fique ainda mais seco e sem brilho”, alerta a dermatologista Lilian Estefan, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

O uso do secador em alta temperatura e próximo ao couro cabeludo também pode causar problemas. “Banhos excessivamente quentes prejudicam os fios, tornando-os secos e quebradiços. O sol das horas mais calorosas do dia também deve ser evitado, já que essa exposição acaba proporcionando ressecamento. Os cabelos sofrem demais com esse hábito, ficando frágeis, o que facilita a formação de nós e pontas duplas”, ensina a médica.

E o uso de tinturas artificiais e produtos fixadores que contêm álcool podem prejudicar os fios? “Sim! Procedimentos sem cuidado ou realizados com produtos de baixa qualidade retiram o brilho e a vitalidade capilar.”

O que fazer?

Os cabelos são feitos de proteínas, vitaminas e sais minerais, e devem ser nutridos com esses elementos para que não fiquem secos, quebradiços ou até mesmo caiam. É importante manter uma dieta rica em vitaminas do complexo B (leite, derivados do leite e vegetais), ferro (carne vermelha, feijão, brócolis, couve), zinco (frutos do mar) e cobre (chocolate amargo e frutos do mar).

Sim, todas nós sabemos que uma alimentação equilibrada e saudável é importante para a beleza da pele, unhas e cabelos. Porém, com a correria do dia a dia, fica complicado ingerir todos os nutrientes necessários para garantir que a vivacidade esteja em dia. Portanto, nada melhor do que nutrir de dentro para fora.

“A suplementação com os nutricosméticos, que são as chamadas pílulas da beleza porque contêm nutrientes necessários para a vitalidade do nosso organismo, é de grande importância. Podemos dizer que eles são aliados ao nosso tratamento, já que complementam a absorção de substâncias que vão auxiliar na diminuição de danos capilares ao paciente. A presença nas fórmulas de vitamina A, que estimula a regeneração das células do cabelo; biotina, que ajuda na formação da queratina; e ácido pantotênico, que reduz a queda do folículo capilar é essencial. Mas atenção: o ideal é que você consulte seu dermatologista para que ele prescreva um produto que seja ideal ao seu caso”, recomenda a especialista.

Fonte: Atmosfera Feminina | www.atmosferafeminina.com.br
Postado por: Studio Rosy Fharia | www.rosyfaria.com