Via: Portal UOL Mulher

Pelo menos uma vez na vida, boa parte das pessoas já tentou conquistar o sonho do cabelão comprido, ainda que não tenha sido fácil controlar a ansiedade causada pela espera do crescimento dos fios. Nestes momentos, dá-lhe receitinhas caseiras para dar uma turbinada no creme de tratamento e quem sabe ajudar no processo de crescimento. Às vezes, no entanto, estes macetes podem ser apenas desperdício de dinheiro e tempo. Veja aqui a opinião de especialistas para desvendar alguns mitos e verdades sobre o assunto.

Cortar as pontas ajuda no crescimento?

MITO – De acordo com a dermatologista Thais Pepe, é tudo uma questão de “ilusão de ótica”. “Após cortarmos as pontas, o cabelo aparenta estar mais saudável por tirarmos a parte mais danificada”, diz a especialista. Ainda assim, aparar os fios não influencia no crescimento.

Alimentação pode ajudar o cabelo a crescer?

VERDADE – Não há nenhum alimento específico que comprovadamente ajude os fios a crescerem. “Mas, para termos cabelos saudáveis, o ideal é ter uma alimentação balanceada e completa”, fala Thais. Segundo Michele Haikal, dermatologista de São Paulo (SP), alimentos como cenoura e mamão, ricos em vitamina A, ajudam na hora de conquistar o cabelo longo. “Eles auxiliam na renovação e multiplicação celular”, afirma. O dermatologista Abdo Salomão Jr., de Minas Gerais (MG), diz que uma dieta rica em proteína dá combustível para o corpo produzir queratina, matéria-prima do fio capilar. “Ele, então, dá uma encorpada e cresce mais rápido”, completa.

Colocar ampolas no creme turbinam o crescimento?

MITO – Não importa, não dá para dar uma bombada no creme de tratamento para ajudar no crescimento dos fios. “O cabelo cresce 1cm por mês e isso não se altera com dieta ou uso de medicações”, explica Thais Pepe. De acordo com a especialista, o jeito, então, é ter paciência.

Anticoncepcional no creme pode dar uma mãozinha?

HÁ CONTROVÉRSIAS – De acordo com Haikal, trata-se de um caso típico em que o princípio pode até ser correto, porém sua aplicação não. A progesterona, hormônio presente na pílula, realmente dá uma turbinada, mas há maneiras melhores de usá-la a seu favor. “Ela precisa ser manipulada de maneira a penetrar melhor os ativos no couro cabeludo”, especifica a especialista. Ou seja, não simplesmente colocando o anticoncepcional no creme de tratamento. Salomão Jr, por sua vez, diz que, mesmo manipulado, o hormônio não afeta o crescimento. “A progesterona e o estrogênio são macromoléculas que não conseguem entrar no couro cabeludo”.

Cabelo cresce mais rápido no verão?

VERDADE, MAS NÃO REGRA – Michele conta que os fios tem ciclos de crescimento. “Dependendo da fase em que ele está, ele cresce mais, e, muitas vezes, esta fase mais favorável bate com o verão”, observa a especialista.

O estresse impede o crescimento do cabelo?

VERDADE – Ou pelo menos em parte, já que o estresse pode fazer os fios caírem com mais frequência. “Podemos desenvolver um quadro chamado de eflúvio, no qual temos um aumento da queda do cabelo”, narra Pepe.

Fonte: UOL Mulher | www.mulher.uol.com.br 
Postado por: Studio Rosy Fharia | www.rosyfharia.com

Imagem: Portal Dicas de Mulher