O cabelo oleoso é um problema que atinge muitas mulheres, e pode ser ocasionado tanto por fatores externos ligados aos cuidados e lavagem dos fios, como também por questões ligadas ao nosso corpo como os hormônios.

A oleosidade em excesso acaba com a forma do cabelo e passa a impressão de que ele está sujo para quem vê, prejudicando qualquer look, mas além das questões estéticas, pode também ocasionar coceiras, caspas e nos casos mais graves até queda de cabelo.

Cabelo oleoso: prevenindo e tratando

O primeiro ponto que temos que entender é que a oleosidade, que é produzida na região do couro cabeludo, quando sob controle, é uma grande aliada para a saúde dos nossos fios, protegendo as madeixas de quebras e até mesmo contra poluição!

Os problemas começam justamente quando ela passa a existir em excesso, e aí são diversos os motivos que podem gerar o problema, desde algum distúrbio hormonal a banhos muito quentes e o uso excessivo de condicionadores inadequados, por exemplo.

Como nosso foco aqui são os cuidados com os cabelos, vamos nos ater aos problemas externos, que geralmente podem ser resolvidos com pequenas mudanças de hábitos cotidianos e adoção de cuidados preventivos.

Conforme já falamos em outros artigos aqui no nosso blog, o banho muito quente é um inimigo das madeixas, levando ao ressecamento da pele e do couro cabeludo, estimulando assim ao aumento da produção da oleosidade.

O ideal é sempre lavar os seus cabelos em dias alternado, sempre com água morna, preferencialmente o mais fria que conseguir. Muitas mulheres após o banho quente, antes de sair do chuveiro, deixam cair água gelada nos fios, contudo, o efeito dessa ação é nulo, uma vez que o estimulo a produção de oleosidade já foi dado.

Hoje temos uma grande variedade de opções de produtos disponíveis pensados e desenvolvido para cada tipo de cabelo. Atente-se sempre em utilizar shampoos adequados ao seu. Os shampoos para cabelos oleosos são desenvolvidos de forma a retirar as gorduras e sujeiras presentes nos fios de forma efetiva.

O uso de condicionadores ainda é um mistério! Há quem diga que não devemos aplicar condicionador na raiz do cabelo, pois isso deve contribuir com o fator oleosidade. Contudo, devemos pensar no condicionador como um hidratante para os fios, que alinha as cutículas e concede um toque mais sedoso.

Da mesma forma também tem aquele grupo de pessoas que afirma que a falta do uso do condicionador pode deixar o coro cabeludo ressecado e isso estimularia ainda mais a produção de oleosidade, com o intuito de proteger os fios e a pele. Portanto, use SIM um condicionador de qualidade e ENXÁGUE muito bem depois da aplicação.

Para casos de emergências, como uma reunião importante inesperada, aposte nos shampoos a seco, que funcionam como um talco e ajudam a retirar o excesso de oleosidade dos fios, no entanto, seu uso não deve ser indiscriminado e muito menos substituir a lavagem à água.

Os cabelos oleosos podem ser um tormento para suas donas, no entanto com atenção, cuidado e adoção de alguns hábitos simples, é possível fazer as pazes com seus fios!

Continue nos acompanhando para saber mais!

Dúvidas ou sugestões? Comente!

Beijos da Rosy!

Postado por: Rosy Fharia – Studio Rosy Fharia | www.rosyfharia.com.br