fbpx

Nossos fios são fundamentais para a nossa autoestima e, por isso mesmo, recebem grande atenção e cuidado. Você sabia que, além de todos os produtos cosméticos encontrados em perfumarias e supermercados, algumas receitas caseiras podem fazer toda a diferença?

É o caso do uso do vinagre no cabelo. Embora essa ideia já seja amplamente disseminada, para muitos, ainda recebe contornos de lenda urbana. Compreensível, afinal, trata-se de um produto que utilizamos no preparo de alimentos.

Por que utilizar vinagre no cabelo? 

Em um artigo anterior de nosso blog, abordamos a importância do pH do cabelo para manter as cutículas dos fios fechadas e, assim, deixar suas madeixas daquele jeito que tanto gosta: brilhantes, lindas e saudáveis.

Vale lembrar que nosso corpo é formado a partir de compostos químicos, como a queratina, presente nos fios de cabelo. Esses elementos possuem potencial de hidrogênio (pH) próprios que o identificam como ácido, neutro ou alcalino.

No caso da queratina, esse índice varia entre 4,5 e 5,5. Quando o pH do cabelo está acima desse número, as cutículas dos fios se abrem, e o aspecto opaco e quebradiço passa a ser predominante.

O vinagre de maçã puro possui um pH baixo e bastante ácido, na mesma escala que o limão, por exemplo. Dessa forma, quando aplicado no cabelo, um de seus principais benefícios é a contração provocada nas cutículas dos fios.

Essa contração possui o mesmo efeito que uma selagem, mantendo os fios na hidratação adequada. Além disso, a aplicação de vinagre no cabelo faz com que as mechas fiquem mais suaves e brilhantes, o que evita o surgimento de pontas duplas.

Para uma utilização correta da solução caseira, misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã a 100ml de água.

Coloque em um borrifador e, quando sair do banho, com os cabelos ainda úmidos, aplique o conteúdo por toda a extensão.

Agora já sabe, aplicar vinagre nos fios funciona, ajuda a regular o pH do cabelo e faz com que você se sinta ainda mais linda!

Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.

Beijos da Rosy!

Postado por: Rosy Fharia – Studio Rosy Fharia | www.rosyfharia.com.br